"We Are Only Riders" deu visibilidade, em 2009, ao material deixado por publicar por Jeffrey Lee Pierce, líder da banda punk de Los Angeles Gun Club.
Trata-se de um trabalho que vai muito para além da costumeira colectânea de versões, uma vez que os músicos envolvidos não só reinterpretaram e actualizaram os originais de Pierce como os completaram e trabalharam, dando forma a ideias musicais em alguns casos meramente esboçadas.
"Axels & Sockets" reune, em 2014, os contributos de nomes como Iggy Pop, Nick Cave, Thurston Moore, Debby Harry, Lydia Lunch, Ugo Race e Mark Lanegan, que tomaram para si a tarefa de recriar a atmosfera de amor e desespero, bebidas brancas e drogas duras que caracterizava as criaçoes de Pierce e dos Gun Club.
Segundo Cypress Grove, colaborador de Pierce a quem se deve a descoberta da cassete que continha esses esboços, um colectivo de músicos foi chamado a dar corpo àquele material inédito e estas são, portanto, as versões originais e únicas, cruzadas, sempre que possível, com a participação póstuma de Jeffrey Lee Pierce.
Jeffrey Lee, conhecido pelos seus hábitos pouco saudáveis, pautados pelo excesso, e senhor dum temperamento difícil, faleceu em Março de 1996. O registo a que esta semana damos destaque, presta-lhe a devida homenagem e reconhece a sua influência no punk-
blues americano.
Germana Fernandes