terça-feira, 29 de dezembro de 2009

York Redoubt até 2010




York Redoubt, forte militar erigido no final do século XVIII, junto ao porto de Halifax.
Encerrado como base militar em 1956, é destino de passeatas domingueiras e dentro dos canhões pesados e obsoletos, ouve-se o chilrear de pássaros recém-nascidos.

O Primeiro longa duração dos Canadianos York Redoubt foi gravado em Truro, a meio-caminho entre Montcon e Halifax. E isto é importante.
À primeira audição, tranparece a sensação de “meio-termo”, de “ponto de equilibrio” entre duas coisas opostas. Por um lado é fácil reconhecer a influência da urgência e das rugosidades voluntárias que os veteranos de Montcon, Eric’s trip, tiveram na música deste quarteto. Por outro, é impossível esconder o dedo da Pop Explosion de Halifax e os coros “beatlenianos” disseminados pelos Sloan. Estes são os membros da equação York Redoubt , ao ponto de já terem sido evocados como “filhos bastardos de um cruzamento entre os Sonic Youth e os Fleet Foxes”, o que no fundo quer dizer quase a mesma coisa.

Após a edição da cassete “Cheap Funerals” e do EP “The Ryan Allen EP” (ambos disponíveis de forma gratuita na página da banda), chega até nós o seu primeiro longa duração homónimo com edição limitada exclusivamente em vinil pela hot money records.

Talvez o melhor cartão de visita para este disco seja a faixa que encerra o álbum. “Simple” é o seu nome e é um lobo indie com pele de carneiro punk.
Incontornáveis pelo agridoce com maior teor de mel temos “I Said Slightly” e “Are You Still”. Incontroláveis pela concentração acídica, encontramos “Division” e “Upside”. E todas a outras têm a quantidade certa dos ingredientes básicos, guitarras que guincham, coros que embalam, e uma secção rítmica a dois passos de se perder num descontrolo esquizofrénico imprevisível.
Um álbum para ouvir de uma assentada e que assenta numa audição.

P.S. A “Stenciled Lines” também é do C!!”##$%%$


A. Sérgio

Sem comentários: