segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Freeze! Radio Moscow - The Great Escape of Leslie Magnafuzz


The Great Escape of Leslie Magnafuzz podia bem pertencer aos idílicos anos do auge do blues-rock psicadélico, em que os Cream ensaiavam num qualquer estúdio, Jimi Hendrix se lançava em experiências arrojadas, e os Led Zeppelin arrasavam salas de espectáculo. É todo este enlouquecido mas metódico ambiente que está presente nas divagações em guitarra ao longo do álbum, nos longos improvisos que povoam cromaticamente o espaço musical, numa pintura psicadélica inconstante, movendo-se por entre trovões e calmarias, numa intensa onda de energia. Há espaço para experiências e divergências, para uma vivência clara de banda, numa individualidade criativa que contribui para o sentimento de unidade, de colaboração construtiva.

The Great Escape of Leslie Magnafuzz podia bem pertencer aos idílicos anos do auge do blues-rock psicadélico, mas não pertence, e foi lançado esta semana, e foi construído por uma banda de rapazes formada em 2003. Quem compõe esta música não são já jovens que viveram o verão de 67, San Francisco e  o boom do LSD, mas habitantes de um século XXI em revolução constante, que não deixa de transparecer na música que tocam.

The Great Escape of Leslie Magnafuzz é, por tudo isto, o primeiro Freeze! da grelha 2011/2012 da Rádio Universidade de Coimbra. O terceiro álbum dos norte-americanos Radio Moscow, em destaque no Fahrenheit durante a próxima semana, para ouvir em cada uma das horas. Das 14h às 16h, já a partir de hoje.

Sem comentários: