domingo, 26 de outubro de 2014

FREEZE!: Meatbodies - Meatbodies (In the Red Records, 2014)


Chad Ubovich, músico de Los Angeles associado a nomes como Ty Segall ou Mikal Cronin, decide conquistar agora a ribalta em nome próprio com o longa-duração de estreia da sua banda, os Meatbodies. Inicialmente chamados de Chad and the Meatbodies, o grupo lançou no ano passado o seu EP de estreia pela God? Records (editora fundada por Segall), sendo agora promovidos como a mais recente aposta da In The Red Records, depois de terem chamado a atenção dos curiosos que se encontravam interessados em aprofundar o campo musical do psych-rock moderno, desbravado por projectos como Thee Oh Sees, Heavy Blanket ou Fuzz.

Tanto mais, é impossível ignorar o elo intrínseco entre os Fuzz e os Meatbodies, seja este visual (as capas das respectivas estreias são da autoria da artista Tatiana Kartomten) ou sonoro (Ty Segall e Charles Moothart participam em algumas das faixas deste disco, o qual contou igualmente com nomes como Chris Woodhouse ou Eric Bauer na gravação e produção). No entanto, e à semelhança de casos como o da ligação de Tame Impala a Pond, as áreas musicais em comum servem apenas como ponto de partida para que os Meatbodies consigam sobressair numa direcção distinta. 

Direcção musical que se revela bastante equilibrada nos 40 minutos deste longa-duração, como se denota pela maneira como a irreverência latente do garage-punk presente em temas como  "Disorder" ou "Gold" contrabalança com a contemplação hipnótica de "Plank" ou "Dark Road". Factor sempre evidente é a mestria de Ubovich enquanto guitarrista, bem como a preocupação do mesmo em evoluir sonoramente, apontando-se aqui a evidência de “Wahoo”, composição oriunda do EP acima citado e aqui numa versão regravada, mostrando que "Meatbodies" é, mais que um LP de estreia, um testemunho do constante evoluir da banda.  

Rock ácido de tonalidades psicadélicas neste destaque Freeze! que se fará sentir no regresso do Fahrenheit 107.9 à grelha da Rádio Universidade de Coimbra, de segunda a sexta, às 14h. 

Pedro Nora

Sem comentários: