domingo, 13 de dezembro de 2015

FREEZE!: Kurt Stenzel - Jodorowsky's Dune (Original Motion Picture Soundtrack) (Cinewax/Light In The Attic Records, 2015)



Em 2013, o realizador Frank Pavich fez questão de revelar ao mundo o trajecto criativo por detrás de um dos maiores projectos cinematográficos nunca filmados. Tratou-se de "Jodorowsky's Dune", documentário que através de relatos pormenorizados, divulgou todo o trabalho preliminar da adaptação cinematográfica do livro de Frank Herbert intitulado "Dune", uma das obras mais emblemáticas da literatura de ficção científica. Esta investida ambiciosa esteve a mando de Alejandro Jodorowsky e contaria com a colaboração de nomes emblemáticos das várias artes como Salvador Dalí, Orson Welles, Jean Giraud ou Mick Jagger. Já na vertente musical, a banda-sonora estaria para ser composta por bandas como Tangerine Dream, Magma ou Pink Floyd

Tendo em conta que essa banda-sonora (tal como o filme) nunca se chegou a concretizar, o realizador do documentário pediu ao compositor norte-americano Kurt Stenzel para elaborar um cenário musical para o seu documentário que emulasse o espírito de ficção científica latente de bandas do krautrock da década de 70. Com essa abordagem tradicionalista em mente, Stenzel elaborou um vasto número de breves composições à base de sintetizadores analógicos que parecem arrancadas do mesmo impulso criativo por detrás dos discos primordiais de nomes como Kraftwerk, Neuronium ou Richard Pinhas, embora também revelem uma ambiência futurista muito própria. Aliando-se tal sentimento nostálgico da Escola de Berlin à originalidade surrealista tão própria dos trabalhos de Jodorowsky, o resultado é uma das bandas-sonoras mais singulares de tempos recentes.   

Outro aspecto ainda mais surpreendente acerca da banda-sonora de "Jodorowsky's Dune" é o facto de, apesar de Kurt Stenzel ser um músico com uma já vasta carreira (havendo colaborado com bandas como Six and Violence, Beyond-o-Matic ou SpacEKrafT), trata-se do primeiro LP que lança em nome próprio, através das editoras independentes Cinewax e Light In The Attic Records. Uma estreia auspiciosa cheia de sonâncias cósmicas que podem ouvir de segunda a sexta, das 14h às 15h, enquanto destaque Freeze! desta semana.

Pedro Nora 

Sem comentários: