domingo, 20 de março de 2016

FREEZE! : Iggy Pop - Post Pop Depression (Loma Vista Recordings, 2016)


"I've nothing but my name
I'm nothing but my name."

Três anos depois do seu último trabalho de estúdio - Ready To Die, com os Stooges -, Iggy Pop volta para refletir sobre a sua utilidade no atual mundo da música e sobre o legado que nele deixa. "O que acontece quando és finalmente inútil para toda a gente? Consegues continuar a ser útil para ti mesmo?" Foram estas as perguntas que deixou no ar numa entrevista que deu à Rolling Stone antes de lançar o seu novo disco, a 18 de março.

Em Post Pop Depression, quem o ajuda a refletir é Josh Homme, líder dos Queens Of The Stone Age. Com ele, Iggy trocou letras de músicas e ideias para composições originais que, posteriormente, haveriam de ser incluídas neste disco. Mas o mais importante da partilha pré-estúdio entre ambos poderá ter sido um outro objeto que Homme recebeu: um bloco notas sobre os dias que Iggy passou com David Bowie em Berlim, nos anos 70. Pouco depois dessa visita à Alemanha, Iggy Pop lançaria The Idiot e Lust For Life (1977), discos-chave na sua discografia.

É inegável que Iggy e Homme procuraram ir atrás da sonoridade e das letras da década de 70. Dentre os nove temas de Post Pop Depression, há a imagética film-noir de Gardenia, o derrotismo de American Valhalla e o punk cheio de swing de In The Lobby. Contudo, também no mais negro lado de Iggy se encontra pitada de ironia e boa disposição: "Like a wreck, I'm sinking fast" é cantado sobre o mais dançável art punk; "When you get to the bottom, you’re near the top/ the shit turns into chocolate drops"; a desconcertante ópera folk Vulture, digna de um western-spaghetti.

Iggy continua imprevisível, e até a mostrar a sua face mais conhecida é capaz de surpreender. É preciso chegar ao fim do disco para o ouvir explodir, qual membro dos Stooges do fim dos anos 60, em Paraguay: "You take your motherfucking laptop/ and just shove it into your goddamn foul mouth/ and down your shit heel gizzard/ you fucking phony two faced three timing piece of turd". Quando a poeira assenta, ainda assim, retrai-se e promete "I'm gonna go heal myself now". Para quem o ouve, é impossível não acreditar.

Post Pop Depression, editado pela Loma Vista Recordings, é destaque Freeze! durante toda a semana, de 21 a 25 de março, entre as 14h e as 15h, em 107.9 ou www.ruc.fm.

Sem comentários: