domingo, 30 de outubro de 2016

FREEZE! : Mono - Requiem For Hell (Pelagic Records, 2016)



Lançado no passado dia 14 de Outubro, Requiem For Hell é o mais recente trabalho dos nipónicos MONO, com o selo da Pelagic Records, e que conta com Steve Albini na produção.

Álbum que foi alvo de uma pré-escuta exclusiva em Portugal, no dia 19 de Agosto, integrada na edição deste ano do Amplifest, no Porto, Requiem For Hell é inspirado pelo clássico de Dante, A Divina Comédia. Toda a trama da obra, sobre a jornada da alma para o inferno, passando pelo purgatório, e do céu para a realidade, vai de encontro à linha de pensamento de Requiem For Hell, sendo que a ilustração presente na capa deste nono álbum de estúdio é a última cena d' A Divina Comédia, o Paraíso, da autoria de Gustave Dóre.

O post-rock dos MONO tem sido, desde os primórdios da banda, guiado por conflitos intangíveis: amor/perda, fé/desespero, luz/escuridão... Requiem For Hell vem unir todas estas oposições num só único universo inevitável na existência humana, a vida e a morte. Faixa que vem comprovar esse mesmo universo de paralelos é Ely's Heartbeat, tema que incorpora os batimentos cardíacos do primeiro filho de um amigo próximo da banda, representando o lado luminoso da existência.

Apesar do trabalho dos MONO não trazer grandes novidades ao que já foi feito na esfera do post-rock, eles conseguem proporcionar-nos uma viagem espiritual entre o céu e o inferno, por 46 minutos, com destaque para a faixa que baptiza este mesmo longa-duração, Requiem For Hell, com uma extensão de, aproximadamente, 18 minutos, e que foi apresentada ao público português ao vivo, durante o mês de Agosto, aquando a sua passagem por Portugal. 

Requiem For Hell poderá ser escutado durante esta semana, entre as 14h e as 15h. no Fahrenheit 107.9, pela telefonia da Rádio Universidade de Coimbra. 

Sem comentários: