segunda-feira, 29 de maio de 2017

FREEZE!: Harvestman - Music for Megaliths (Neurot Recordings, 2017)

 

Steve Von Till dificilmente pode ser acusado de ser um estranho dentro do mundo da música pesada: o atual vocalista dos Neurosis, banda de culto do  metal, conseguiu lacrar o seu nome no historial da música pesada ao integrar um dos grupos que, ao lado de nomes como Isis, Godflesh e Cult of Luna, melhor sedimentaram aquilo que ficou conhecido como sludge.

Contudo, Von Till não se compromete com esta etiqueta quando veste a pele de Harvestman. Neste projecto, o americano pega no rock e folk psicadélico e comprime-os por entre momentos de drone e ambient. As inspirações medievais fazem-se sentir no uso exacerbado do hurdy-gurdy, bem como as reminescências ao folclore americano entregues através do uso da guitarra acústica.

Apesar do rock - tradicional e canonicamente falando - não ser o elemento de destaque nesta peça de Steve Von Till, este destaque FREEZE! é sem dúvida mais um marco numa carreira já devidamente sedimentada. Estará em destaque esta semana no Fahrenheit 107.9 a partir das 14:00, na Rádio Universidade de Coimbra: 107.9 para Coimbra e www.ruc.fm para o mundo.

Disponível em: https://harvestman.bandcamp.com/album/music-for-megaliths

Sem comentários: