domingo, 29 de outubro de 2017

And So I Watch You From Afar - The Endless Shimmering (2017)


Após um hiato de dois anos, os And So I Watch You From Afar voltam aos discos com "The Endless Shimmering". O novo e quinto trabalho de estúdio dos irlandeses, editado a 20 de Outubro, conta mais uma vez com o selo da editora estadunidense Sargent House.

Num casamento apocalíptico e frenético entre o math-rock e post-rock, "The Endless Shimmering" nasceu em apenas 9 dias, durante a tempestade de neve que se abateu sobre a costa nordeste dos EUA em Março do presente ano e que barricou a banda no estúdio Machine With Magnets, em Rhode Island. Esta bolha criada pela tempestade e que abraçou a banda fez com que estes vivessem e dormissem durante estes 9 dias no estúdio, permitindo ao quarteto de Belfast uma imersão intensa no processo criativo do álbum. 

Já conhecidos pela inclinação de fazer música com tons de positivismo e celebrativos, este último trabalho dos ASIWYFA incluí-se nessa mesma corrente. Contudo, podemos notar num tom mais negro, pesado e apocalíptico na primeira metade deste "The Endless Shimmering", com uma introdução feita de forma avassaladora por baterias e duelos de guitarra em "Three Triangles". De destacar ainda as faixas  "A Slow Unfolding of Winds" e "Dying Giants", que nos saúdam com riffs límpidos e pesados e secções rítmicas aditivas.
"All I Need Is Space" é a faixa de viragem neste degradé de ambiências negras para tons mais leves, luminosos e épicos, que se estende até "Chrysalism", tema que fecha "The Endless Shimmering".

Com apresentações marcadas para a Europa, os ASIWYFA passam por terras lusas nos dias 29 e 30 de Outubro, pela cidade do Porto e de Lisboa, respectivamente e estão no posto de escuta do Fahrenheit 107.9 esta semana. 

Sem comentários: