domingo, 19 de novembro de 2017

FREEZE!: Causa Sui - Vibraciones Doradas (El Paraiso Records 2017)

Vibraciones Doradas é o fim da trilogia de álbums iniciada pelos Causa Sui em 2013, com Euporie Tide, seguido de Return to Sky, de 2016.

Com um background na cena metal hardcore dinamarquesa, o trio composto por Jakob Skøtt (percussão), Jess Kahr (baixo) e Jonas Munk (guitarra e teclados), lançou o projecto Causa Sui em 2004, como resposta ao que consideravam ser a medíocre cena rock na Dinamarca. A sua atenção virou-se para sonoridades mais psicadélicas e krautrock, aliadas a guitarras pesadas na melhor tradição do hard rock dos anos 70, com um piscar de olhos ao stoner da década de 90. Inicialmente com um elemento vocal, a transição para a segunda década do século XXI viu-os abraçar um som inteiramente instrumental.

Com Euporie Tide de 2013, o anterior trio recrutou um quarto membro, Rasmus Rasmussen, para tomar conta dos teclados, libertando Jonas Munk para mais explorações sónicas com a sua guitarra. O disco resultante deu início a uma trilogia, continuada com Return to Sky, de 2016, que termina agora com Vibraciones Doradas, o seu 11º álbum. A sonoridade destes trabalhos é pautada por composições extensas, com espaço à improvisação, progressão em cada faixa e intersecção de sonoridades pesadas com paisagens sonoras mais delicadas.

Dos "sabbathismos" do tema de abertura "The Drop" ao sludge da faixa final, passando pela serpenteante viagem sonora que é "El Fuego", Vibraciones Doradas mostra mais uma vez porque os Causa Sui são uma das das bandas de psych-rock a ter em atenção.

Sem comentários: