domingo, 10 de dezembro de 2017

FREEZE!: Diablo Swing Orchestra - Pacifisticuffs (Spinefarm/Universal 2017)



O destaque Freeze! desta semana vai para Pacifisticuffs, dos suecos Diablo Swing Orchestra, que estão de volta com a sua fusão esquizofrénica de metal, jazz e pop.

Lançado no passado 8 de Dezembro, após mais de um ano de produção, que levou ao hiato mais prolongado entre álbuns (5 anos separam Pacifisticuffs do seu antecessor Pandors's Piñata), é um disco também com várias novidades quanto ao som da banda liderada por Daniel Håkansson que, após uma entrada em grande em 2006 com o álbum de estreia The Butcher's Ballroom, explodiu em 2009 com o seu segundo disco, Sing-Along Songs For The Dead. Pacifisticuffs, o aguardado quarto álbum da banda, explora influências americanas do Bluegrass e Country & Western em detrimento da da sonoridade operática dos trabalhos anteriores, consequência da saída da banda da soprano AnnLouice Lögdlund, em 2014. A  nova voz encontrada para a substituir, Kristin Evegård, traz uma vertente mais pop à banda, que carrega menos no metal neste novo trabalho (o que não significa a ausência de riffs poderosos).

Com composições curtas e cheias de energia, que pedem mais um pezinho de dança do que um mosh-pit, Pacifisticuffs mostra bem o porquê de os Diablo Swing Orchestra serem uma das mais singulares bandas do avant-metal actual.

Sem comentários: