domingo, 17 de junho de 2018

Here Lies Man - You Will Know Nothing (Easy Rider Records, 2018)



Desde o virar do século que a carreira do nova-iorquino Marcos García se tem concentrado em tentar manter a chama do afrobeat acesa na música moderna, quer pela sua participação no colectivo Antibalas quer pelos seus discos a solo. E enquanto nos Antibalas se praticavam sonoridades mais tradicionais do afrobeat, nesses trabalhos a solo assinados sob a alcunha musical de Chico Mann era evidente o mesclar dessas sonoridades étnicas com tendências mais electrónicas, nomeadamente a corrente musical do synth-funk. No ano passado, após se ter mudado para Los Angeles, a atenção do músico voltou-se para o rock. Mais especificamente, para a corrente revivalista do garage-rock psicadélico que tem originado bandas como os Fuzz, os Wand ou os Meatbodies. Criou assim os Here Lies Man, cujo som pode ser sucintamente descrito com uma mistura de Fela Kuti e Black Sabbath. Descrição apelativa que serviu para promover o primeiro disco homónimo da banda, lançado em Abril do ano passado. 

No entante, apesar de tal disco ter passado algo despercebido aos olhares das grandes publicações musicais, a verdade é que a sua ressonância fez-se sentir um pouco por toda a blogosfera, o que só abona a favor da qualidade musical de tal estreia auspiciosa. Pegando na fórmula rítmica do afrobeat e adicionando riffs corrosivos de guitarra eléctrica - sem descurar nos correspondentes efeitos de feedback e reverb -, o calcanhar de Aquiles desse LP de estreia manifestava-se através da natureza algo repetitiva das suas composições e nas interjeições vocais algo esporádicas, dado que havia uma maior preocupação em gerar ideias mais instrumentais que líricas. E embora tal estrutura reitirada se mantenha em "You Will Know Nothing", há igualmente um empenho revigorante da banda em se inspirar não só nos clássicos obscuros do rock norte-americano e nigeriano da década de 70 mas também em projectos mais modernos, como os suecos Goat ou os britânicos Uncle Acid & the Deadbeats

O resultado é um disco conciso e energético, ocasionalmente pontuado por prólogos/epílogos de índole mais psicadélica. "You Will Know Nothing" é portanto o difícil segundo disco de uma banda invulgar que servirá mais como cartão de visita inicial para a grande maioria. Como tal, um destaque Freeze! que primeiro se estranha e depois se entranha e que merece a devida oportunidade de ser descoberto pelos ouvintes do Fahrenheit 107.9 esta semana. 

Pedro Nora

Sem comentários: