aquilo que começou inicialmente como um pequeno projecto a solo do canadiano josh mcintyre foi gradualmente ganhando fama em vários blogs da internet numa altura em que a blogomania ainda se encontra num dos picos no que toca a divulgação de novas bandas a quererem um pedaço do bolo da hype.
acompanhando este reconhecimento e após juntar alguns amigos ao alinhamento da banda lança o primeiro registo, youth/venom, um single 7'' pela captured tracks. Dois EP's mais tarde (o primeiro, "thrills", pela mexican summer, e o segundo, "tambourine", pela paper bag records) surge o álbum de estreia "concepts", contando como segundo registo pela editora paper bag records, editado para o público em outubro do passado ano 2009.
a dar início ao álbum temos uma das faixas mais celebrizadas da banda desde o início do seu reconhecimento, "youth tunes" que já foi incluída em três dos quatro registos editados até à data e que dá uma breve perspectiva do que o álbum tem para nos oferecer, sendo caracterizado por uma onda de lo-fi distorcido com uma batida repetitiva e uma voz marcadamente quase que irreconhecível acompanhada de samples e riffs descontrolados que acompanha o resto do álbum. "youth tunes" conta, também, já com um vídeo que estreou no site da pitchfork. sim, as guitarras parece que já levaram muita pancada, os níveis parecem estar demasiado altos, as palavras de josh mcintyre são imperceptíveis e todo o álbum parece que foi gravado num estúdio alugado a 5€ à hora, mas é todo o aglomerado dessas características que dão a mística merecida ao álbum e que o tornam simultaneamente um álbum nostálgico, remetendo-nos para as origens do shoegazing, e contemporâneo.
concepts fica então como destaque numa semana académicamente angustiante para tantos, para ver se alguns relaxam ao som dos 107.9.
Sem comentários:
Enviar um comentário