segunda-feira, 22 de abril de 2013

FREEZE! Uncle Acid And The Deadbeats - Mind Control [22.04.13; 26.04.13]



Com a estreia discográfica através de Volume 1, os britânicos Uncle Acid And The Deadbeats passaram um pouco fora do radar. Em 2011 tomaram-nos de assalto com Blood Lust e desde então que não são desconhecidos para ninguém, tendo passado pelo nosso destaque FREEZE! nesse mesmo ano. 2013 vê nascer Mind Control, terceiro álbum de originais do colectivo de Cambridge, fruto de um percurso evolutivo dentro do psicadelismo britânico da saudosa década de 70.

É precisamente o aperfeiçoamento dos riffs malévolos, que tão bem recordamos dos Black Sabbath, que põe os rapazes de Cambridge novamente em destaque, desta vez um pouco menos agressivos, mas nem por isso menos negros e soturnos.
Mt. Abraxas, faixa que inicia o álbum, deixa claro desde cedo aquilo que Mind Control nos oferece: psicadelismo com guitarras contagiantes, marcando uma cadência capaz de prender o ouvido mais céptico. Seguem-se faixas como Mind Crawler ou Desert Ceremony que, aproveitando a mesma fórmula, enriquecem-na com vozes etéreas, em muito influenciadas por nomes como Neil Young, Ozzy Osbourne ou John Lennon. Há ainda espaço para paisagens mais contemplativas, tais como Valley Of The Dolls, que reduz a velocidade em jeito de preparação para Follow The Leader, provavelmente a faixa com mais alma no disco todo e cujo ambiente nos envolve quase tão facilmente quanto aquele praticado pelos Pink Floyd ainda na era de Syd Barret.

É precisamente a capacidade de conjugar influências tão distintas como Black Sabbath, The Beatles ou mesmo Electric Wizard, que dá equilíbrio à sonoridade dos britânicos.
Longe vão os tempos de anonimato, em que apenas editavam música devido a meia dúzia de pedidos via e-mail e em que as edições eram limitadas a escassas centenas de cópias. Uncle Acid And The Deadbeats é um nome a ter em conta em 2013, contando já com passagens por festivais como Roadburn (Holanda), ou Hellfest (França).
Riffs contagiantes que nos transportam até à decada de 70, em destaque ao longo de mais uma semana de Fahrenheit 107.9.

Eduardo Negrão

Sem comentários: