Após ter estado várias décadas a servir de peça fulcral nos bastidores musicais de personalidades como Tom Waits, Elvis Costello ou John Zorn, no novo século o guitarrista Marc Ribot virou-se para a ribalta, e como qualquer outro músico, apercebeu-se que era altura de criar uma imagem mais a ver com a de uma estrela de rock. Assim, juntou os amigos Shahzad Ismaily e Ches Smith (respectivos baixista e baterista dos Secret Chiefs 3) e concretizou esse objectivo através do trio Ceramic Dog.
Em 2008, a banda edita o seu primeiro álbum aclamado pela crítica independente, “Party Intellectuals”, onde ainda reina a vertente do post-jazz que marcou o nome e a carreira de Ribot, concentrando-se então a desconstruir clássicos do rock experimental como “Break On Through (To the Other Side)” dos The Doors, ao mesmo tempo que a banda vai deixando a sua pegada inicial no mundo do rock experimental moderno. Já neste novo esforço intitulado "You Turn", o projecto tende para um rock mais convencional (sobretudo no tempo de duração dos temas) mas nunca sem sacrificar totalmente o espírito experimental e rebelde da banda.
"Your Turn" torna-se assim um disco ainda mais eclético, onde se incluem temas originais (como o memorável “Masters of Internet”) e versões peculiares de clássicos (“Take 5” de Dave Brubeck, aqui apresentado de forma única) entre muitas outras surpresas, a ouvir no destaque FREEZE! desta semana, entre as 14h e as 15h, no Fahrenheit 107.9.
Pedro Nora
Sem comentários:
Enviar um comentário