domingo, 16 de junho de 2013

FREEZE! Quelle Dead Gazelle - Quelle Dead Gazelle EP [17.06.13; 21.06.13]


No ano passado os Quelle Dead Gazelle deram pequeninos passos no palco JN em Paredes de Coura. Mais tarde veio o salto, com a conquista do Festival Termómetro, pela primeira vez por uma banda totalmente instrumental. A banda de Miguel Abelaira (bateria) e Pedro Ferreira (guitarra) aproveitou bem as oportunidades e a visibilidade obtida desde a segunda metade de 2012 e, aliando-se na produção a Makoto Yagyu e com a ajuda de Fábio Jevelim, eis que nos chega o EP de estreia daqueles que se consideram uma banda de rock puro e duro.

Ainda no início de 2013 pudémos ouvir em repeat o tema Afrobrita, um aperitivo do EP que tardava em sair, mas que no dia 23 de Abril foi possível escutar via bandcamp. No entanto, só em Junho é que se tornou possível adquirir, em versão digital ou física, o lançamento de estreia.

Os Quelle Dead Gazelle apresentam-se com uma fórmula bastante simples: uma guitarra e uma bateria. À partida vemos um cartão de visita já batido, principalmente tendo em conta o padrão nacional dos últimos anos. No entanto, não esperem algo como o frenesim dos Lobster ou os ritmos motóricos dos 10 000 Russos. Os rapazes de Lisboa surgem nesta primeira edição com garra e personalidade. Entrando no exercício da classificação, estamos perante um EP que representa um autêntico safari por entre trilhos de math-rock (não são raras as vezes em que pensamos nos Battles), abrilhantado por influências de afrobeat, post-rock ou mesmo noise. Mostram a sua versatildade com a cadência flutuante das faixas, ora com ritmos gingões obrigatoriamente dançáveis, ora com explosões bem acutilantes, sem nunca perder o norte às paisagens sónicas que vão construindo.

Agarraram com unhas e dentes o voto de confiança que lhes foi dado na última edição do Festival Termómetro e o resultado não podia ter sido melhor. Já são poucos os que duvidam do lugar cativo que os Quelle Dead Gazelle conquistaram no panorama nacional, que o diga a Coronado, que rapidamente os incluiu na sua grande família.


Um EP que abre o apetite para todo o potencial futuro dos Quelle Dead Gazelle, em rotação ao longo de mais uma semana de Fahrenheit 107.9, na habitual frequência ou via Ruc!

Eduardo Negrão

Sem comentários: