domingo, 2 de junho de 2013

Destaque Freeze! Dirty Beaches - Drifters/ Love Is The Devil ( Zoo Music, 2013)



Alex Zhang Hungtai, o canadiano nascido no Taiwan, traz no nome, e até no pseudónimo artístico Dirty Beaches, a ciência e arte de vagabundear de que os músicos são exímios conhecedores e executantes.

Em Março de 2011, aquando do lançamento de "Badlands", numa entrevista à Pitchfork, confessou que não  há lugar a que chame casa: para ele, casa é uma colagem de diferentes paisagens fracturadas, um puzzle que vai tentando compor.
É então que revela também a inspiração cinematográfica que empresta o carácter atmosférico tingido de nostalgia das suas deambulações lo-fi: os filmes de David Lynch, nomeadamente Blue Velvet e Lost Highway, são o gérmen das suas viagens sonoras de sonho e pesadelo.

É nessa mesma tentação da viagem sem rumo, da existência no transitório, que se inscreve Drifters/ Love Is The Devil, lançado a 21 de Maio na etiqueta californiana Zoo Music. Um álbum duplo que percorre noites de néon, a querer lembrar a trilogia de Berlim, associação que não deixa de ser irónica, pois Alex Hungtai conta o episódio de ter sido despedido duma banda por querer cantar como David Bowie.
Improvisações, sintetizadores e drum machines não conseguem ocultar a paisagem de solidão emocional que habitam - experimental não é aqui sinónimo de intelectual.
Para ouvir de madrugada, por ruas desertas de cidades anónimas.
Para ouvir também durante esta semana, no Fahrenheit 107.9.

Germana Fernandes

Sem comentários: