domingo, 9 de junho de 2013

Destaque "Freeze!": Queens Of The Stone Age - ...Like Clockwork [Matador, 2013]

Após uma longa ausência de praticamente 6 anos, os Queens Of The Stone Age estão de volta. “...Like Clockwork” chegou às lojas no passado dia 3 (4 nos Estados Unidos) do corrente mês com o selo da Matador, após um hiato de dois anos e o consequente trabalho de estúdio ter sido inciado há quase um ano. Mencionado desde meados de 2008, este é um disco que marca o regresso de Dave Grohl à função que mais o celebrizou: atrás do kit da bateria, aliás como já tinha feito (com rasgados elogios à sua performance) em “Songs For The Deaf”, antepenúltimo disco, de 2002. Um regresso que se deveu à saída de Joey Castillo, que ainda participou nas primeiras gravações de “...Like Clockwork”, mas que não as chegou a finalizar. A rigor, neste que é o sexto trabalho do grupo de Josh Homme, podem ouvir-se três bateristas diferentes ao longo de todo o disco: além dos dois nomes já mencionados, há ainda espaço para o novo baterista da banda, Jon Theodore (anteriormente ligado a nomes como The Mars Volta ou One Day As A Lion).

Na origem de “...Like Clockwork” esteve um acidente sofrido por Homme em 2010, durante uma aparentemente inofensiva operação de rotina ao joelho, que o obrigou a estar hospitalizado durante duas semanas e consequentemente acamado durante quarto meses. Debaixo de uma forte depressão, este foi o  combustível que fez com que os restantes membros da banda “exigissem” a Homme um novo disco, estando na génese da proposta que agora vê a luz do dia.

Um disco onde os californianos contam ainda com as participações de nomes tão díspares como dois velhos conhecidos da banda, Nick Oliveri (que aparece aqui a ajudar nos coros e segundas vozes) e Mark Lanegan, Alex Turner (Artic Monkeys), Jake Shears (Scissor Sisters) e Elton John (!), Brody Dalle (a própria esposa de Josh – ligada aos The Distillers e os Spinnerette) ou ainda Trent Reznor, e onde os próprios Queens Of The Stone Age se encarregaram da produção - excepção feita ao tema-título, uma espécie de balada que fecha o disco e que contou com a produção de James Lavelle (UNKLE). O primeiro single a ser ouvido foi “My God Is The Sun”, tema que já rodou pelas bandas do Fahrenheit 107.9 há algumas semanas. Agora, é a vez de ouvir todo o álbum, como parte do destaque “Freeze!” desta semana, de Segunda a Sexta-feira, entre meados das 14:00 e das 15:00, na antena dos 107.9 FM, ou alternativamente em www.ruc.fm.


João Fernandes

Sem comentários: