domingo, 6 de outubro de 2013

FREEZE!: FUZZ - FUZZ (In The Red Records, 2013)



O californiano Ty Segall, a cada ano que passa, demonstra que não só é um artista totalmente imprevisível para o ouvido preguiçoso, como também uma presença cada vez mais imprescindível para o rock moderno. Enquanto explorava uma vertente mais direccionada para o folk (bastante evidente em "Sleeper", o seu último disco a solo), juntou-se aos amigos (e colaboradores musicais) de longa data Charles Moonheart e Roland Cosio para formar FUZZ, uma nova banda que rapidamente revelou-se como um retiro espiritual para o prolífico Segall, onde o mesmo pode confortavelmente descarregar as suas energias criativas, desta vez em torno da bateria. Prova imediata disso mesmo foram alguns singles de 7" editados ao longo deste ano, bem como o seu primeiro longa-duração homónimo agora lançado, tudo sob o selo da editora In The Red Records.

Tomando como infra-estrutura o esquema sonoro de bandas como Blue Cheer ou The Black Lips e pegando no ambiente maníaco de "Slaughterhouse" (dos Ty Segall Band), o disco poderia acabar por ser não muito mais do que uma amálgama dos espectros rock dos projectos anteriormente encabeçados por Segall. Felizmente, a participação activa de Charles Moonheart enquanto guitarrista e vocalista fornece a necessária pausa audível desse catálogo musical, conferindo carisma e independência a este projecto e permitindo a Segall uma nova perspectiva musical. E embora à primeira audição os FUZZ não pareçam ser mais do que uma continuação conformista da corrente que une o stoner-rock ao heavy-psych, a verdade é que o seu primeiro disco impera como um das estreias musicais mais auspiciosas e surpreendentes de 2013.

Um destaque FREEZE que serve como o ponto de partida perfeito para o regresso do Fahrenheit 107.9 à nova grelha da Rádio Universidade de Coimbra, a comprovar-se esta semana de segunda à sexta, das 14h às 15h.

Pedro Nora

Sem comentários: