segunda-feira, 24 de março de 2014

Destaque "Freeze!": Liars - Mess [Mute, 2014]


Os Liars não se sabem repetir. Ao sétimo capítulo, o trio composto por Angus Andrew, Aaron Hemphill e Julian Gross volta a fazer tabula rasa ao seu som, desta vez misturando a electrónica mais dançável com guitarras, em contraste com a frieza do anterior WIXIW, também electrónico mas num registo muito mais minimalista. Ironia será talvez um bom termo para os definir, que com “Mess” vincam mais uma vez uma das carreiras mais singulares da história do rock contemporâneo, num ziguezague contínuo que já foi beber água às sonoridades pós e dance-punk, já viu serem efectuadas autênticas caças às bruxas ou a exploração do experimentalismo do som da bateria num retiro berlinense.

Mess” foi precedido por “Mess On A Mission”, tema que o integra e que foi divulgado como avanço do disco em Janeiro passado na página do Facebook do grupo - a mesma que foi revelando a pouco e pouco toda a peculiar campanha publicitária que tem vindo a ser construída à volta deste novo longa-duração. Um dos pontos altos desta campanha será certamente a limitadíssima edição em duplo vinil selado a vácuo, feita à mão pela própria banda e restrita a 500 exemplares.

Nesta nova proposta, além da já mencionada “Mess On A Mission”, também faixas como “Vox Tuned D.E.D.” ou mesmo a inaugural “Mask Maker” indiciam um disco voltado para as pistas de dança e para o abanar de anca. No entanto, esta toada é complementada por temas mais atmosféricos como “Can't Hear You Well” ou mesmo “Darkslide”, numa segunda parte que promete fazer secar o suor libertado na primeira. “Mess” tem selo da Mute, foi lançado para pré-escuta online há precisamente uma semana e estará nos escaparates já amanhã e no dia seguinte nos E.U.A., com produção do próprio Angus Andrew e misturas a cargo de Timothy 'Q' Wiles.

Já uns autênticos habitués nestas andanças do Fahrenheit 107.9 e do destaque “Freeze!”, os Liars voltam à carga esta semana com 11 temas que poderão ser ouvidos ao longo de toda a semana, entre as 14:00 e as 15:00, em 107.9 FM ou ruc.fm.


João Fernandes

Sem comentários: