domingo, 30 de março de 2014

FREEZE!: Constant Lovers - Experience Feelings (Good to Die Records, 2014)


Oriundos de Seattle, os Constant Lovers sempre manifestaram o seu apreço pelo grunge, corrente musical que marcou a sua cidade-natal na década de 90. No entanto, embora o seu novo LP "Experience Feelings" seja descrito pelo quarteto norte-americano como um tributo pós-moderno ao grunge e aos grupos emblemáticos do género como os lendários Nirvana, torna-se evidente pela capa do mesmo (uma imagem editada via Photoshop, que funde aspectos corporais dos quatro elementos da banda) que há muitos mais géneros e influências musicais a serem considerados. 

Realmente, ouvindo os díspares manifestos vocais de Joel Cuplin ou os duelos de guitarra que este tem com Eric Fisher (sempre surpreendente, se tivermos em conta que ambos os músicos foram tutelados por Damien Jurado) em composições como a inaugural "Mush Teeth", somos logo recordados de trabalhos marcantes do post-hardcore como "Relationship of Command" ou "Songs to Fan the Flames of Discontent". Uma audição ao resto deste trabalho de estúdio revela bastantes referências a outros nomes igualmente sonantes como Fugazi, mclusky ou Pissed Jeans.  

No entanto, o que distingue este segundo registo do disco de estreia dos Constant Lovers ("True Romance", de 2011) é a presença de Ben Verellen (músico proeminente de projectos como os Harkonen ou os Helms Alee) na bateria, a substituir Mike Horgan. Esta mudança leva a que o baixo (a cargo de Gavin Tull-Esterbrook, dos Suffering And The Hideous Thieves) e a bateria se conjuguem numa secção rítmica imbatível que, no meio do barreira sonora provocada pelas guitarras e vozes dissonantes, confere uma constante (embora imprevisível) organização musical a faixas como "You Look Smashing" ou "Cry Me a River".

Sob a chancela da Good to Die Records (editora local de Seattle) e com o dedo do produtor Matt Bayles (que já colaborou com nomes como Isis, Botch ou Mastodon), "Experience Feelings" são 33 minutos de rock beligerante e abrasivo (mas também aprazivelmente cativante) dividido em 10 temas a ouvir no Fahrenheit 107.9, enquanto destaque Freeze! desta semana.

Pedro Nora

Sem comentários: