domingo, 4 de dezembro de 2016

Destaque FREEZE! Dungen - Häxan (2016)



No que começou como a produção de uma banda sonora, Dungen, um colectivo sueco, consegue quebrar a barreira temporária que nos separa dos anos 70 com "Häxan", lançado no final de novembro deste ano e afirmando-se como o destaque FREEZE! desta semana.

Neste álbum, a banda liderada por Gustav Ejstes volta a dar cartas no rock com mais um esforço poderoso e com enorme alcance de sonoridades.Talvez pelo desafio e pela intenção de corresponder a "The Adventures of Prince Achmed", para o qual a banda sonora foi produzida, Dungen afirma-se com uma paisagem nórdica repleta de misticismo e profundidade.

"Häxan" - "bruxo", em sueco - é sem dúvida, entre álbuns mais recentes, um dos que melhor emula a era de ouro do (hard) rock sinfónico e psicadélico, transitando entre Led Zeppelin e King Crimson sem suar e deixando qualquer ouvinte na expectativa do que irá acontecer a seguir. A ajudar ao mérito dos músicos, o álbum foi inteiramente produzido à mão e em formato analógico, realçando o setentismo exumado intacto por Dungen e tornando as aventuras do príncipe Achmed numa autêntica aventura invejável para todos, incluindo o ouvinte mais sedentário.

https://dungen.bandcamp.com/album/h-xan

Sem comentários: