domingo, 9 de abril de 2017

FREEZE!: 10 000 Russos - Distress Distress (Fuzz Club Records, 2017)


Já há muito que a banda 10 000 Russos tem gerado um burburinho no panorama musical do rock português graças à sua intrepidez em aventurar-se pelas sonoridades psicadélicas. Agora, o projecto composto por João Pimenta, Pedro Pestana e André Couto encontra-se de regresso com o longa-duração "Distress Distress", mais uma vez sob a chancela da Fuzz Club Records, que já havia lançado o anterior trabalho de estúdio homónimo da banda em 2015.

Esta associação do trio portuense à editora londrina tem-se revelado bastante benéfica para ambos os lados. Se por um lado, tornar-se-ia inevitável emparelhar as dimensões sonantes dos 10 000 Russos com as de outros nomes do catálogo editorial da Fuzz Club como Sonic Jesus ou Singapore Sling, por outro a difusão internacional proporcionado pela editora abriu várias portas e palcos à banda do Porto, como foi o caso da sua passagem pelo Liverpool Psych Fest do ano passado que foi unanimemente aclamada pela crítica e público desse distinto evento internacional de rock psicadélico. 

E com duas digressões pela Europa (a primeira a começar já no próximo mês de Maio), a banda demonstra a sua ambição a nível musical neste seu novo capítulo discográfico. "Distress Distress" mantêm todos os seus elementos e influências das vertentes psicadélicas e krautrockianas a que a banda já nos habituou, mas desta feita com o obséquio de explorar os cantos mais negros das paisagens futuristas que as suas composições incutem. O resultado é um duelo apaixonante entre os timbres interestelares dos Spacemen 3 ou Ozric Tentacles e os compassos propulsantes de Ministry ou Killing Joke.

Uma distopia futurista musical que os ouvintes do Fahrenheit 107.9 poderão ouvir enquanto destaque Freeze! desta semana, sempre a partir das 14h na sintonia da Rádio Universidade de Coimbra.

Pedro Nora

Sem comentários: