domingo, 16 de dezembro de 2018

FREEZE!: Irk - Recipes from the Bible


A terminar um ano repleto de novidades musicais, há que salientar uma abordagem que, embora cada vez importante na criatividade musical, cai muitas vezes no esquecimento: a da edição de autor. 

Enquanto que tal iniciativa demonstre ser mais próspera noutros géneros musicais como o hip-hop (via o método da mixtape), o rock VERDADEIRAMENTE independente permanece vivo através da auto-publicação a que as bandas estreantes vão recorrendo. Tal fenómeno é possível graças a plataformas digitais como o Bandcamp ou Soundcloud e verifica-se sobretudo na vertentes mais anárquicas e experimentais. A comprovar isso mesmo temos nomes como Green Dragon, JARS ou No Sister, aos quais se juntam agora os Irk com "Recipes from the Bible".

Oriundos de Leeds, o trio consegue a proeza notável de não só lançar este LP de estreia cujo teor tónico ultrapassa a expectativa criada através de um par de singles/EPs assim como - numa altura em que a grande maioria das publicações musicais enveredam pelas habituais listas de melhores do ano - conseguem trocar as voltas a muitos que já haviam escolhido discos como o dos Idles ou dos Daughters como predilectos de 2018. No entanto, trata-se de uma rivalidade saudável pois enquanto essas bandas seguem respectivamente por vertentes mais punk ou industrial, os Irk seguem a doutrina do math-rock, fazendo recordar sobretudo os saudosos Dillinger Escape Plan, muito por culpa das vozes. 

E embora o vocalista Jack Gordon de facto pareça seguir à risca os passos de Greg Puciato, a identidade sónica dos Irk destaca-se instrumentalmente por não conter quaisquer guitarras, como se estranha com o tema inaugural "I Bleed Horses" mas rapidamente se entranha ao início de "The Observatory". Apesar de tal ausência de riffs de guitarra, "Recipes from the Bible" nunca deixa de ser um reclame abrasivo e provocador quer no ruído quer na lírica. Testemunhos abrasivos contidos em "Insect Worship" ou "Pounds per Square Inch" são talvez o ingrediente crucial para este grito de revolta musical ao mundo caótico que 2018 que é igualmente o último destaque Freeze! do ano, a ouvir de segunda a sexta no Fahrenheit 107.9 desta semana.

Pedro Nora

Sem comentários: