domingo, 3 de fevereiro de 2019

JUSEPH - Óreida (2019)

Mais um passo sólido dos Juseph, continuando a cimentar o seu caminho no panorama do post-rock, eles que já tinham surpreendido em 2013 com Novae, chegam-nos desta vez com Óreida, lançado no passado dia 1 de Fevereiro. 

Remetendo-nos para o conceito de entropia/desordem com um plano de fundo situado numa longínqua e fria Islândia, essa terra de gelo e vulcões, como é o caso de Laki, um dos temas deste trabalho. 

Apesar de ser todo um exercício acerca do caos, é no entanto possível identificar uma crescente energia positiva e de esperança ao longo das últimas faixas Renewal, Pilgrimage e Our Ganges, esperança essa que acaba por imperar sobre todo o caos, desordem e obscuridade conceptual presente nos primeiros temas, de onde se destaca Great Isaac, monumental single de 7 minutos.

Um disco denso, inteligente, carregado de distorção, ambientes diversos e meticulosamente bem produzido com uma abrangência de camadas e sentimentos como só um grande disco de post-rock nos poderia fazer sentir. 

Esta semana podem escutar este trabalho no destaque Freeze! do Fahrenheit 107.9, todos os dias entre as 14h e as 15h nos 107.9 fm da Rádio Universidade de Coimbra ou em www.ruc.fm.

 (entrevista a Leandro Sousa Bastos dos Juseph aos 43 minutos e 45 segundos)

Paulo Castelão

Sem comentários: