domingo, 24 de fevereiro de 2019

Pom Poko - Birthday (Bella Union, 2019)


Um quarteto da Noruega baptizado a partir de um filme de animação de Isao Takahata? Só pela nomenclatura da banda, revela-se o quão idiossincráticos os Pom Poko podem ser. E tal particularidade reflecte-se na sua música, cuja inspiração vai além do meramente ecléctico,. Este colectivo musical chega mesmo a aventurar-se aos extremos sonoros, de maneira a misturar pólos musicais à partida opostos.

De facto, por entre suaves melancolias e rasgos de energia, temos um conjugar calculado de compassos instrumentais capaz de agradar aos fãs tanto do orelhudo como do ensurdecedor. Já enquanto fio condutor, temos as vozes da banda conduzidas pela oscilante Ragnhild Fangel, que até sugere comparações a artistas como Annie Clark, Satomi Matsuzaki ou mesmo Joanna Newsom, mas nunca se colando totalmente a qualquer uma dessas artistas.

O primeiro resultado discográfico de tal abordagem é "Birthday", onde o retalho musical dos Pom Poko procura dar os primeiros passos numa - espera-se - vasta e frutífera carreira musical. O demonstra-se igualmente pelo nome como o destaque Freeze! ideal para esta semana, em que não só nasce uma nova antena na emissão de Coimbra, mas celebram-se igualmente os 33 anos da Rádio Universidade de Coimbra e a primeira década do Fahrenheit 107.9.

Pedro Nora

Sem comentários: