Volvido o ano de 2011, os portugueses Sensible Soccers apresentam-se ao mundo com o seu EP homónimo, um registo que capturou tanto a curiosidade como a admiração da crítica. De facto, o quarteto português nomeado a partir do clássico jogo de video vem-se qualificando como uma das apostas mais promissoras da música nacional, esperanças essas que agora culminam com a edição de "8", o primeiro LP da banda.
A abrir esta estreia no formato de longa-duração (disponibilizada graças a um esforço conjunto das editoras PAD e Groovement) temos "Nikopol", tema que, apesar da alusão evidente à trilogia de Enki Bilal, não destoaria de uma visão futurista de William Gibson ou Mamoru Oshii e que serve igualmente de porta de entrada para um mundo sonoro estruturado por composições vibrantes tingidas com toques psicadélicos suficientes para agradar a qualquer fã de space rock.
E embora desta feita a banda não tenha escolhido uma imagem tão solarenga para servir de capa, desenganem-se os que pensam que a boa-disposição e humor dos Sensible Soccers não estão presentes em "8". Como prova, basta ouvir "Sob Evariste Dibo", faixa que não só serve de referência a uma figura de culto do futebol português, mas carrega igualmente uma intensidade jovial contagiante e dançável.
De salientar também os momentos de instrumentalização etérea que fornecem um vislumbre ao lado mais pessoal e íntimo da banda (como é o caso de "Maria Rosa"), momentos esses que se encontram apropriadamente localizados no decorrer desta estreia. Mais que fazer boa música, há que saber apresentá-la ordenadamente e os Sensible Soccers, atentos a esse intuito, oferecem-nos um disco bem ritmado que sabe quando deve ser tão proficiente quão emotivo.
Um trabalho de oito faixas a saborear durante esta semana enquanto destaque Freeze! do Fahrenheit 107.9, de segunda a sexta a partir das 14h na Rádio Universidade de Coimbra.
Pedro Nora
Sem comentários:
Enviar um comentário