domingo, 9 de fevereiro de 2014

FREEZE! Sleepy Sun - Maui Tears [10.02.14; 14.02.14]


Quando em 2010 vimos os Sleepy Sun perder a belíssima voz de Rachel Fannan, receámos o pior. Depois veio Spine Hits, em 2012, relativamente mal recebido pela crítica, reflectindo a instabilidade creativa dos californianos em transmitir todo o psicadelismo a que tão bem nos tinham habituado.

Mas é em 2014 que vemos os californianos rejuvenescidos, sólidos e consistentes, com a edição do seu 4º álbum de originais. Maui Tears, lançado a 28 de Janeiro, com a chancela da Dine Alone, mostra-nos mais uma vez Brett Constantino a assumir a posição de timoneiro, agora vocalista a tempo inteiro.

Apesar de clara a inclusão de Maui Tears no rock psicadélico, os californianos não se deixam cair em ritmos esquizofrénicos de jams incoerentes intermináveis, mostrando uma linha muito madura e sólida de songwriting, encontrando espaço para influências do stoner e garage-rock.

Temas como The Lane ou Everywhere Waltz, mostram a versatilidade vocal de Constantino, aliada a melodias suaves e cativantes e riffs, profundos e poderosos. E se em 11:32 regressamos ao passado garage-rock dos norte-americanos, cheio de peso e acutilância, Outside e Slowdown deixam-nos a flutuar no Espaço, por vezes com toques pop cheios de personalidade. O ponto alto do novo registo serão, no entanto, os 10 minutos da hipnotizante Maui Tears, que fecha o álbum com chave de ouro num crescendo de rock psicadélico impossível de travar.


Um disco para ouvir ao longo de toda a semana no Fahrenheit 107.9, de segunda a sexta, entre as 14h e as 15h.

Eduardo Negrão

Sem comentários: