segunda-feira, 19 de maio de 2014

Destaque "Freeze!": Swans - To Be Kind [Young God Records, 2014]

"Swans are majestic, beautiful looking creatures. With really ugly temperaments." Terão sido estas as palavras que Michael Gira usou para descrever o som que queria atingir, e como o nome Swans lhe assentaria que nem uma luva. Passados mais de três décadas, tudo continua a fazer sentido.

No passado dia 13 de Maio os Swans voltaram à carga. “To Be Kind” marca o 13º disco de originais do projecto principal do sempre omnipresente Michael Gira, terceiro se nos restringirmos à obra editada desde que os Swans voltaram ao activo em 2010, depois de um hiato de 13 anos. Sucessor de “The Seer”, as semelhanças com o seu predecessor são mais que muitas, tantas que será óbvio considerá-los discos gémeos: novamente um disco duplo e ambicioso, novamente um punhado de temas longos, incluindo uma “peça central” (seja lá o que isso for) a passar da marca da meia-hora de duração, no meio de um universo de sensivelmente 120 minutos. Novamente um DVD ao vivo da última digressão, presente como bónus na edição especial em CD, assim como um punhado de convidados em estúdio.

Agora, as diferenças. Desta feita os eleitos foram outros – ou melhor, as eleitas: Annie Clark, mais conhecida como St. Vincent, Cold Specks, Little Annie (e ainda Bill Rieflin) – que ajudaram nas gravações decorridas no complexo de estúdios de gravação Sonic Ranch, Texas. As primeiras pistas começaram a surgir no final de Março, em plena entrada da Primavera, com o tema de avanço, “A Little God In My Hands” e o artwork do disco – 6 imagens com caras de bebés, pintadas originalmente por Bob Biggs em 1976 - a serem revelados. Em Abril, era a vez de “Oxygen” chegar antecipadamente ao grande público, num disco que sai (previsivelmente) com o selo da Young God Records.

Um registo que a formação encabeçada por Michael Gira não terá dificuldades em transpor para o palco, até porque a grande maioria dos temas de “To Be Kind” já tinha debutado ao vivo na última digressão, mostrando todos os décibeis e agressividade que Gira e seus muchachos conseguem destilar em cima de um palco. Ainda hoje serão capazes de provocar vómitos e desmaios entre a audiência, como rezam as lendas relativamente aos primeiros concertos do grupo, assim como inspirar a formação de novas bandas, quer a Sul quer a Norte de Braga.

No total, “To Be Kind” compreende 10 temas, de onde subressaem imediatamente os mais de 34 minutos da já referida “Bring The Sun / Trouissant L'Ouverture”, todos potenciais candidatos a serem ouvidos durante esta semana de Segunda a Sexta, enquanto destaque “Freeze!” no Fahrenheit 107.9.

João Fernandes

Sem comentários: