segunda-feira, 12 de maio de 2014

FREEZE! A Victim Of Society (2014) Distractions. Inner Ear Records




A Victim Of Society, constitui uma das bandas mais fascinantes e hipnóticas dos últimos tempos, do emergente e mutável Rock grego.

Começou por ser, inicialmente, o projecto a solo de Vagelis Makris. Pouco tempo depois, Fotis Ntouskas associou-se, nascendo assim os A Victim Of Society corria o ano de 2011, na então conturbada capital grega, já submergida numa crescente crise económica, social e política, que a tornou notícia um pouco por todo o mundo. Atendendo a difícil etapa que o seu país estava atravessando, encontraram na obra do pintor alemão George Grosz, o seu nome representativo no cenário musical. Pouco tempo depois, era lançado o rumor de que tal nome, não teria sido escolhido por mero acaso, especulando-se que este transportava consigo algum simbolismo. Um simbolismo associado, primeiramente, ao reflexo das consequências de uma crise, que posteriormente alastrou para outras nações europeias, entre elas, o nosso cantinho a beira-mar plantado. Num segundo patamar, o nome funcionaria como uma espécie de espelho do tumulto explosivo e inabalável (digno de uma vitima da sociedade) destilado em  palco pelos dois elementos dos A Victim Of Society.

Esta dupla inclui nos seus registos, experimentalismo criativo em doses generosas, muito Lo-FiPost-PunkKrautrockGarage e Noise. Há quem os descreva como sendo uma mistura complexa de  Rock‘n’Roll dos anos 50, com os prolíficos Can e Trent Reznor (se este tivesse tido a oportunidade de os liderar...) juntando ainda um cunho actual  e pessoal muito próprio.

Já partilharam palco com os Moon DuoThe Black AngelsDisappers e com o canadiano Alex Zhang Hungtai aka Dirty Beaches, sendo este último, uma das fontes de inspiração para os rapazes, além dos Beatles e de alguns contemporâneos como os SUUNS e Odonis Odonis.
A Victim Of Society conta com um fabuloso E.P editado no ano de formação, aqui disponível para ouvir com mais pormenor: http://avictimofsociety.bandcamp.com/ de forma a refutar ou constatar o título de um dos seus temas "You're Gonna Hate Me", que também figura na compilação The Reverb Conspiracy Vol.1 editada pela Fuzz Club Records, anteriormente destacada no FREEZE!  já lá vão quase dois anos.

A dupla grega, que aspira algum dia trabalhar com TrickyLed Zeppelin ou mesmo como os extintos LCD Soundsystem, surge em 2014 com uma boa distracção na algibeira - o seu primeiro longa duração: Distractions, que tem recolhido boas criticas na imprensa especializada  e conquistado cada vez mais ouvintes e fãs por esse mundo fora, desde o momento do seu lançamento. Distractions é sombrio, atmosférico, selvagem, sujo, neurótico e viciante, tendo todos os ingredientes necessários para ser considerado num futuro breve, um álbum marco da cena alternativa grega e não só. Teve edição a 28 de Abril pela conterrânea discográfica independente Inner Ear Records e esta semana é alvo de um merecido destaque FREEZE!

Para nos distrair um pouco da loucura coimbrã própria de uma Queima das Fitas, esta semana no FREEZE! Distrations, novo disco de originais para os gregos A Victim Of Society, para ouvir no Fahrenheit 107.9 a partir das 14h na Rádio Universidade de Coimbra.

Sonya Pereira

Sem comentários: