domingo, 21 de dezembro de 2014

FREEZE!: Tētēma - Geocidal (Ipecac Recordings, 2014)



Mike Patton é, no mínimo, irrequieto. Embora actualmente a grande maioria do seu público admirador esteja a aguentar o fôlego e a expectativa do próximo longa-duração dos Faith No More (claramente a sua banda mais mediática), o vocalista norte-americano não se mostra inactivo e, sempre à procura de novos projectos musicais para se associar e de modo revelar as sempre surpreendentes facetas musicais da sua voz, desta feita alia-se ao compositor australiano Anthony Pateras para criar a sua mais nova banda: Tētēma.

"Geocidal", o disco de estreia deste duo, preza-se não só por mesclar dois extremos opostos da musicalidade (instrumentalizações harmoniosas do hábil Pateras e exercícios vocais macabros do excêntrico Patton) numa solução sonora que inevitavelmente recorda outros projectos que contam com a participação do cantor (como a banda Fantômas), mas também pela esquizofrenia bizarra de temas como "Ten Years Tricked" ou "Kid Has Got The Bomb" que destroem totalmente quaisquer moldes tradicionais da composição musical, o que faz com que os Tētēma se destaquem como um conceito invulgar e único das discografias de qualquer um dos músicos.

Com o selo da Ipecac Recordings (editora co-criada pelo próprio Patton), "Geocidal" apresenta-se acima de tudo como uma jornada musical de descoberta e marca o último destaque Freeze! de 2014, a ouvir nas emissões do Fahrenheit 107.9 desta semana (de segunda a sexta, às 14h).

Sem comentários: