domingo, 8 de maio de 2016

Freeze! PJ Harvey - The Hope Six Demolition Project


Depois de Let England Shake, álbum que lhe valeu um Mercury Prize, em 2011, este é o nono álbum de estúdio de PJ Harvey.
Todos os temas do álbum foram escritos ao longo das viagens que fez ao Afeganistão e Kosovo, juntamente com o fotógrafo Seamus Murphy, entre 2011 e 2014, e ao longo da sua estadia em Washington D.C.
O título do álbum é uma referência ao programa norte-americano HOPE VI que pretende demolir residências que se encontram em áreas com elevada taxa de criminalidade dando lugar à construção de melhores habitações. Consequentemente, muitos residentes não conseguirão custear as novas instalações. Este projecto é referido directamente no segundo single do álbum - The Community of Hope - criticado negativamente pelo mayor de Washington ("I will not dignify this inane composition with a response'').
Todo o álbum foi criado em sessões abertas ao público, como parte de uma instalação de arte denominada Recording in Progress. Estas sessões estenderam-se ao longo de cerca de um mês e os visitantes puderam ver PJ a compor o disco, juntamente com os produtores Flood e John Parish, através um vidro. À entrada foram confiscados todos os aparelhos através dos quais fosse possível gravar ou filmar.

Lançado a 15 de Abril de 2016, pela Island Records, será destaque Freeze! até à próxima sexta-feira, dia 13 de maio.


Sem comentários: