domingo, 24 de fevereiro de 2013

FREEZE! Iceage - You're Nothing [25.02.13; 01.03.13]



Em 2011 vimos o nascimento dos dinamarqueses Iceage com o debutante New Brigade, altura em que a média das idades destes jovens rondava o número 17. Dois anos depois, a personalidade do colectivo amadureceu, tal como o seu som, culminando com o novíssimo You're Nothing, editado no passado dia 18 de Fevereiro, pela Matador Records.

Menos directos e crus, os Iceage conseguem manter toda a assertividade e acutilância que muito bem os caracteriza. Já não precisam de marcar a sua presença com a veemência de outrora, surgem agora de cabeça fria, mas não menos agressivos. A atitude e energia do punk continuam bem patentes, muito ao jeito de uns velhinhos Warsaw ou mesmo Black Flag, mas agora a os escandinavos mostram que sabem compor música bem mais elaborada.
Ecstasy apresenta-se num registo introspectivo e melancólico, dando um início algo morno ao álbum, algo continuado em como faixas Wounded Hearts ou Everything Drifts, onde a voz do vocalista Elias Bender Rønnenfelt, monocórdica, gasta e esforçada, ajuda em muito à criação da atmosfera negra por cima do pano de fundo punk. Mas o ponto alto de You're Nothing será mesmo o equilíbrio musical conseguido em Morals, em que tudo bate certo, desde o ritmo da bateria e baixo, sobre o qual a voz e a guitarra de Rønnenfelt se soltam numa aliança sonora quase inseparável.

28 minutos imparáveis, num disco que traz punk com muita qualidade ao ano de 2013. Um álbum para ouvir no Fahrenheit 107.9 até ao final da semana!

Eduardo Negrão

Sem comentários: