segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

FREEZE! Tomahawk - Oddfellows [11.02.13;15.02.13]



Desde o ano de 2000 que os Tomahawk nos deixaram bem habituados à irregularidade dos seus lançamentos, muito por culpa dos inúmeros projectos laterais dos seus membros constituintes. Contudo, 2013 pôs um fim ao absentismo do estúdio do colectivo norte-americano, e o resultado é o novíssimo registo Oddfellows, lançado no passado dia 29 de Janeiro e editado, como de costume, pela Ipecac Records, de Mike Patton.

Tomahawk que não fogem muito à fórmula a que tão bem nos habituaram. Depois do álbum Anonymous, de 2007, com uma recepção um pouco morna, os californianos voltam às composições experimentais que tão bem os caracterizam. Mike Patton lidera na voz, ora sussurrando, ora desferindo gritos guturais como só ele sabe. A percussão continua extremamente bem entregue a John Stanier, com uma secção rítmica rápida, directa e seca. Quanto a novidades, Oddfellows conta agora com as linhas de baixo de Trevor Dunn, que veio preencher o lugar deixado por Kevin Rutmanis em 2007. Na guitarra continuamos com Duane Denison, principal aliado de Mike Patton na composição da sonoridade do grupo.

Um disco que nos traz uns Tomahawk menos explosivos, mais maduros e ponderados. Stone Letter dá-nos a faceta menos alternativa do grupo, mostrando que no final de contas estamos perante uma banda de rock, capaz de deixar de parte muito do experimentalismo que lhes é inerente. Já em Rise Up Dirty Waters ou Typhoon, os norte americanos exploram sonoridades perto do espectro do jazz alternativo, piscando o olho a algumas composições de John Zorn. Oddfellows acaba por conseguir agradar a gregos e a troianos, dentro da legião de fãs de Mike Patton e companhia. O experimentalismo e o avant-garde estão bem presentes, embora haja também espaço para faixas mais directas e menos elaboradas, sendo o resultado final um trabalho que acaba por reunir um pouco de Mr. Bungle, Fantômas ou mesmo Faith No More, neste equilibrado Oddfellows.

Um álbum para ouvir nas tardes de rock da Rádio Universidade de Coimbra, ao longo de toda a semana.

Eduardo Negrão

Sem comentários: