segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FREEZE! Camera - Radiate! [26.11.12;30.11.12]



Longe vão os tempos áureos do krautrock. Bandas como Can, Neu! ou mesmo Cluster já há muito que vivem apenas em memórias dos bons e velhos anos 70. No entanto, 2012 traz-nos a confirmação de que o krautrock não está morto e enterrado, e a prova disso é o álbum de estreia dos Camera, intitulado Radiate!, editado no passado mês de Setembro.

Um trio berlinense que apresenta a sua primeira incursão pelo estúdio, num álbum que rapidamente nos transporta para a Alemanha de 1974 e nos soa tão bem os grandes de outrora, tal como os Neu! ou os Harmonia. E a verdade é que possui os elementos que um disco de de krautrock deve ter: sonoridades noise-rock e viciantes ritmos motóricos sobre um pano de fundo futurista.
E-go, faixa que dá início ao álbum, deixa-nos com a fluidez do noise-rock aliada a teclados repetitivos, enquanto que Ausland e Utopia Is nos trazem um ritmo frenético ao qual é impossível fugir. Há ainda espaço para faixas mais contemplativas e profundas, como é o caso de Lynch ou RFID, num álbum que termina da forma mais harmoniosa possível, com um lullaby que dá pelo nome de Morgen.

Um colectivo que não passa despercebido aos ouvidos daqueles que na época áurea do krautrock mais faziam pelo género: Michael Rother (Neu!, Harmonia) e Dieter Moebius (Harmonia) apadrinham os Camera, promovendo alguns dos seus concertos e tendo tocado com os alemães já por várias ocasiões.
Imbuídos no espírito "krautrock guerrilla", sempre fizeram por tocar em sítios públicos em Berlim e por toda a Alemanha, sem permissão, perpetuando a atitude anti-estabelecimento, sempre aliada à sua espontaneidade musical.
Um álbum que traz o krautrock até 2012 e que poderão escutar no Fahrenheit 107.9 ao longo da semana.

Eduardo Negrão

Sem comentários: