segunda-feira, 30 de junho de 2014

Destaque "Freeze!": Boris - Noise [Tearbridge Records / Daymare Recordings / Sargeant House, 2014]


22 anos de carreira, 19 álbuns. Números impressionantes na carreira dos nipónicos Boris, ainda para mais se atendermos ao facto de o último se reportar única e exclusivamente ao trabalhos em formato longa-duração. “Noise” é o último a engrossar este número, saído dos escaparates no passado dia 18 com o selo da Tearbridge Records / Daymare Recordings (Japão) e no dia seguinte internacionalmente, via Sargeant House, tornando-se assim no segundo disco da banda a contar com a chancela de uma multinacional. A versão japonesa da Tearbridge inclui ainda, e como é habitual, material adicional - neste caso um segundo disco extra com faixas bónus.

“Noise” começou a ser composto ainda no início de 2013, e a própria banda auto-definiu o disco na press release do mesmo como “o trabalho mais abrangente até ao momento [da banda]”. No passado dia 8 de Abril foi revelado (a par com a data de lançamento e a capa do disco) um novo tema, “Quicksilver”, disponível para streaming, e que serviu de avanço ao mesmo. Entretanto, “Vanilla” teve direito ao primeiro vídeo oficial retirado deste novo trabalho.

A peça central entre os 8 temas que compõem “Noise” é claramente “Angel”, um épico que ultrapassa a marca dos 18 minutos, uma autêntica espiral de distorção e que passa por diversos estados de espírito, entre o caos barulhento e um reconfortante silêncio, num binómio apenas comparável ao inferno e respectivo paraíso. “Noise” torna-se assim uma potencial boa forma de entrar no extenso, prolífero e eclético universo deste trio nipónico, originário de Tóquio, para ouvir de Segunda a Sexta-feira entre as 14:00 e as 15:00 enquanto destaque “Freeze!” do Fahrenheit 107.9.


João Fernandes

Sem comentários: