domingo, 15 de junho de 2014

FREEZE! Bo Ningen - III (Stolen Records, 2014)


Nascidos em Londres mas oriundos do Japão, os Bo Ningen estrearam toda a sua extravagância punk com o primeiro longa duração em 2010. Passados 4 anos, outros lançamentos e muita rodagem ao vivo, o novo trabalho - III - foi lançado pela Stolen Records no passado dia 12 de Maio.

Novamente liderados pela voz esganiçada-pujante-ensurdecedora de Taigen Kawabe, os japoneses continuam difíceis de categorizar. Auto-proclamam-se uma banda de acid punk, mas a verdade é que mistura influências tão variadas como prog-rock, psicadelismo, krautrock, entre muitos outros.

DaDaDa, primeiro single lançado, mostra-nos pela primeira vez a ferocidade vocal de Kawabe na língua inglesa. Inu leva-nos numa viagem galopante guiada pelo som grave de um baixo protagonista numa das faixas mais fortes do álbum. E se em CC somos imediatamente transportados para o universo dos Boris, Mukaen Ikenai embala-nos ao longo de 9 minutos numa viagem atmosférica, exibindo a versatilidade do vocalista, aqui num registo mais calmo e sem o histerismo habitual.

Ainda difíceis de definir musicalmente, os Bo Ningen criam o seu próprio universo e, uma vez mais, um álbum sólido mas fiel à identidade que construíram.

Um álbum para ouvir ao longo de mais uma semana de emissões de Fahrenheit 107.9, sempre entre as 14h e as 15h.

Eduardo Negrão

Sem comentários: