domingo, 8 de junho de 2014

The Jeffrey Lee Pierce Sessions Project: Axels & Sockets (Glitterhouse Records, 2014)


"We Are Only Riders" deu visibilidade, em 2009, ao material deixado por publicar por Jeffrey Lee Pierce, líder da banda punk de Los Angeles Gun Club.

Trata-se de um trabalho que vai muito para além da costumeira colectânea de versões, uma vez que os músicos envolvidos não só reinterpretaram e actualizaram os originais de Pierce como os completaram e trabalharam, dando forma a ideias musicais em alguns casos  meramente esboçadas.

"Axels & Sockets" reune, em 2014, os contributos de nomes como Iggy Pop, Nick Cave, Thurston Moore, Debby Harry, Lydia Lunch, Ugo Race e Mark Lanegan, que tomaram para si a tarefa de recriar a atmosfera de amor e desespero, bebidas brancas e drogas duras  que caracterizava as criaçoes de Pierce e dos Gun Club.

Segundo Cypress Grove, colaborador de Pierce a quem se deve a descoberta da cassete que continha esses esboços, um colectivo de  músicos foi chamado a dar corpo àquele material inédito e estas são, portanto, as versões originais e únicas, cruzadas, sempre que possível, com a participação póstuma de Jeffrey Lee Pierce.

Jeffrey Lee, conhecido pelos seus hábitos pouco saudáveis, pautados pelo excesso, e senhor dum temperamento difícil, faleceu em Março de 1996. O registo a que esta semana damos destaque, presta-lhe a devida homenagem e reconhece a sua influência no punk-
blues americano.    

Germana Fernandes

Sem comentários: